terça-feira, 23 de setembro de 2008

Neandertais gostavam de frutos do mar, diz estudo

Henry Fountain

Paleontólogos que realizavam escavações em duas grandes cavernas em uma praia de Gibraltar encontraram provas de que há mais de 30 mil anos, os neandertais se alimentavam de mexilhões e outros moluscos, peixes e até mamíferos marinhos como focas e golfinhos. E não era porque essas delícias caíam sobre seus colos: existem indícios de que eles caçavam ativamente seus frutos do mar, assim como faziam com outros animais terrestres.

» Comportamento de neandertal e homo sapiens é parecido
» Arqueólogos encontram 2 crânios de Neandertal
» Desvendado genoma de Neandertal
» Ciência reconstitui "voz" de Neandertal

Yolanda Fernandez-Jalvo, do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri, Christopher B. Stringer, do Museu de História Natural de Londres, e seus colegas identificaram vestígios de refeições, como ossos de focas-monge, golfinhos comuns e nariz-de-garrafa nas cavernas de Gorham e Vanguard no lado leste da formação rochosa. As descobertas foram relatadas no periódico The Proceedings of the National Academy of Sciences.

Alguns dos ossos tinham marcas de instrumentos de pedra, provavelmente dos neandertais que os usavam para destrinchar a carne. Na caverna Vanguard, pesquisadores encontraram uma espécie de lareira; há indícios de que ela era usada não para o cozimento de alimentos, mas para o preparo das carcaças de foca e golfinho (já que o aquecimento faz com que os ossos se quebrem e a medula possa ser removida mais facilmente.)

A localização dos restos na caverna Vanguard indica que ela era utilizada pelos neandertais em pelo menos três períodos distintos. Muitos ossos eram de mamíferos jovens, o que levanta a possibilidade de que os neandertais caçavam durante a época de reprodução, quando as focas permaneciam em terra firme por períodos longos para procriar.

Considerando as evidências, acredita-se que os neandertais faziam visitas deliberadas à costa em busca de iguarias do fundo do mar.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial